
Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
ARENA PELÉ - COMPLEXO ESPORTIVO
Localização
São Paulo - SP
Data
2008
Estádio inovador de concepção monumental, de "grandeza singela", contextualizado com harmonia na paisagem exuberante da região, se articula sustentável em grande Parque.
Linhas horizontais integram estética e funções sob construtividade racionalizada em pré-moldado.
Oito pequenos volumes cilíndricos traduzem didaticamente o conjunto de rampas de acessos de espectadores e acessos de veículos ao cilindro maior da arena, com inovadores e lógico estacionamento sob as arquibancadas.
A Arena prevista em área de 600.000m² e o Complexo Arquitetônico em 283.720m² de área construída deverão receber Arena coberta de Eventos e Futebol com inovador estacionamento incorporado à obra, inter-relacionada a Hotel, Centro de Convenções, Centro de Compras, Marina, além de obras públicas.
A Arena Coberta de Eventos e Futebol para 30.000 espectadores conta com rápida evacuação e 3.250 vagas de estacionamento sob arquibancadas. A Arena projetada sob normas internacionais da FIFA também contempla palco e infraestrutura completa para Shows para 70.000 espectadores. Obra rápida em pré-moldado com gestão segura.
O Hotel sobdesenho vertical uniforme gera destaque visual positivo na paisagem com visão externa e vista ao usuário, atende demandas internacionais, regionais e locais, com 220 quartos e infraestrutura de apoio, como lazer, piscina, restaurantes e estacionamento. Construção em processo de forma deslizante.
Centro de Compras concebido em harmonia com a arena, construção em pilotis com destaque para circulação vertical com térreo integrado aos quiosques e articulado com passarela de ligação direta à Arena. Área construída de 33.110m², com 60% de ABL, além de estacionamento versátil às demais edificações.
A aparente simplicidade do conjunto é intencional, resultante de exaustivos estudos na busca da arquitetura com refinamento estrutural contemporâneo de uso do concreto e aço. É a lógica da intimidade minimalista entre forma e função.
A obra torna-se grandiosa por entender sua contextualidade e atender sua função precípua.